Pular para o conteúdo principal

O Núcleo Interno da Realidade

Por Jurgen Ziewe

Como seria experimentar os planos superiores de consciência que vão muito além da experiência humana na 3D? Como seria vivenciar, diretamente, sem intermediários, realidades que vão muito além da nossa limitada mente humana? É possível escapar, temporariamente, do nosso cárcere tridimensional e sentir o "sabor" inefável da liberdade?

Acredito que o relato a seguir, feito por Jurgen Ziewe, baseado nas suas experiências extrafīsicas como projetor consciente, é um exemplo maravilhoso e cativante das inúmeras potencialidades inatas ao ser humano, ou seja, de como é possível transcender a si mesmo e a realidade 3D na qual estamos imersos.

Vale ressaltar que Jurgen Ziewe segue um rigoroso regime de meditação desde 1969. Em 1973, após seis meses de intensa meditação por até cinco horas por dia, ele decidiu abandonar completamente a prática, desapontado com a falta de progresso. 

Então, um dia do nada, no café da manhã, ele experimentou, espontaneamente, uma total dissociação de seu corpo e entrou em um estado que ele descreveu como de absoluta clareza. 

Ele atribui diretamente a essa poderosa experiência de singularidade da consciência, as experiências espontâneas extracorpóreas que se seguiram pelos próximos quarenta anos.

Em sua vida profissional, Jurgen Ziewe é um ilustrador comercial bem sucedido com uma clientela global. O uso da mais recente tecnologia de CG da indústria cinematográfica permitiu documentar suas experiências em realidades alternativas em um formato muito visual. 

Seus testemunhos gráficos foram comparados aos de Swedenborg e seus relatos sobre os reinos espirituais superiores fornecem uma percepção vívida dos estratos infinitos da consciência humana que raramente são relatados com tanta profundidade e detalhe.

Portanto, Jurgen é um homem do nosso tempo, não um monge retirante enclausurado em uma caverna remota ou um guru new age estilo celebridade, mas um sincero buscador espiritual contemporâneo, compartilhando suas próprias experiências extrafīsicas multidimensionais através de livros, artigos e entrevistas.

Na verdade, estas experiências estão à mão de qualquer um que esteja disposto a ir além do normal, do estabelecido, do consensual; comprometido com o seu próprio despertar e iluminação interior; sem intermediários, sem crenças, sem imposições, sem limites; com disciplina, determinação, coragem e motivação; para vencer o velho e buscar o novo,  rumo ao núcleo interno da realidade.

INTRODUÇÃO

Até agora, temos lidado com dimensões que, embora difíceis de descrever ou imaginar, ainda estão dentro dos domínios de nossa experiência humana, um domínio mental. 

A dificuldade que enfrentamos para alcançar as dimensões além é que estamos deixando os domínios do conhecimento, imaginação, pensamento e compreensão. 

Em resumo, a descrição é simplesmente impossível, porque estamos lidando com a consciência que transcende nossa experiência humana. 

Até agora, o pensamento convencional nos serviu bem como parte de nosso desenvolvimento evolutivo. 

Aprendemos a refiná-lo a tal ponto que somos capazes de manifestar os conceitos mais sublimes de nosso intelecto e tecer estruturas de complexidades incríveis, resultando nos céus terrestres e mentais mais fascinantes e edificantes imagináveis.

Para ir além de tudo isso, a mente não passa de um fardo e um obstáculo. Para se aproximar de nossa verdadeira natureza, toda forma de pensamento deve perecer, e com ela nossa identidade como entidades humanas limitadas. Em seu lugar, uma nova mente iluminada toma posição. 

Na base de todo pensamento convencional está a consciência do finito. Nossa mente é simplesmente incapaz de compreender qualquer coisa fora de sua própria natureza. 

Embora possamos ter palavras para ela como eternidade, infinito, Deus, consciência universal e afins, elas nunca fornecerão uma verdadeira visão dos estados de consciência que vão além do pensamento. 

Esta é a mesma razão pela qual o Buda silenciava. 

Isso não deve nos distrair do fato de que este é um estado natural de consciência que está no coração de todos nós, em nosso ser mais íntimo. 

Como tal, pode ser procurado e não precisamos ser grandes sábios para reivindicar nossa herança natural, como ilustrará a experiência a seguir.

A EXPERIÊNCIA

Embora a dificuldade persista, é quase impossível transmitir algo que está além dos pensamentos, das palavras e de nossos meios gerais de comunicação. 

Para transmitir a experiência, tudo o que me resta é uma descrição indireta dos sintomas, resíduos que me restaram e são apenas esses que posso transmitir.  Isto é tanto quanto eu posso ir.

A presença perto de mim me garantiu que eu estava a salvo, mas que estava embarcando em uma dimensão completamente nova para mim para a qual não havia precedência. 

O som que ouvi foi como o OM, eu o havia usado no passado enquanto estava fora do meu corpo e agora percebi por que sempre tinha um efeito tão poderoso.  Mas isso foi profundo, muito mais profundo. Era o próprio som criando o som, que era ele mesmo.

O que aconteceu a seguir foi desafiador para minha compreensão humana até o limite. Isso estava em território desconhecido.

Confiei na presença - que não era humana, mas como um velho amigo, mãe e pai combinados - para me guiar. 

Foi uma experiência incrivelmente íntima, e eu estava ciente disso em minha alma. 

Eu senti confiança, absoluta e incondicional - tanto que me ofereci em total rendição à presença.

O mundo ao meu redor desapareceu.

O som se transmutou nas ondas quebrantes como ondas do oceano.

Nascimento...

Eu estava nas margens de um vasto e glorioso oceano.

As ondas oceânicas reais são feitas de átomos e luz; esse oceano era apenas pura luz em essência - assim como a praia;  e as ondas vieram rolando em minha direção como montanhas gigantescas de luz quebrando, me dominando completamente.

Mas colocar dessa maneira é uma tremenda injustiça, porque as palavras não podem descrever a transformação que ocorreu dentro de mim quando essas energias explodiram na criação e na vida, submergindo e dissolvendo-me no processo. 

Mas esses são os limites das minhas palavras, e você, leitor, terá que procurar profundamente dentro de si mesmo para talvez recordar a memória distante quando você também se banhou na água da vida - antes de nascer na existência terrena.

Não havia medo, porque havia apenas luz, e as ondas que rolavam em minha direção batiam em mim, elevando-me a um êxtase desconhecido. 

Não havia como parar: onda após onda rolaram sobre mim e quando eu pensei que não aguentava mais, uma alegria maior me engoliu e me carregou para terras de felicidade.

Mas como eu disse, este não era um lugar para palavras. 

As palavras pertencem a um nível de consciência muito mais baixo do que se imagina, e eu deixei os pensamentos para trás em um universo que agora parecia uma densa escuridão da ignorância em comparação com isso. 

Os pensamentos são simplesmente de natureza grosseira demais, eu percebi - grosseiros demais para tocar o tecido da matéria rasgando e martelando minha alma. 

Havia universos sobre universos, cada um criado por uma onda e cada um arrancado e destruído pelo seguinte. Não houve repetição de universos;  tudo era novo a cada momento.

Percebi então que tudo o que havia acontecido era um processo de purificação de proporções cósmicas. 

Quando a maré diminuiu, houve imensa paz. Nada se mexeu, nada foi interrompido. 

Até agora, eu sempre tive consciência da minha vida de potencialidade. Este potencial foi realizado com perfeição.  Mas havia muito mais. 

Todo o estresse, toda necessidade e desejo desapareceram, tudo pelo que eu havia lutado encontrara satisfação.

Tudo o que eu queria estava lá diante de mim em sua essência absoluta, em total quietude e vazio combinados. 

Mas, novamente, é claro, a palavra vazio estava errada. Eu deixei de ser.  Isso não estava formado, era como uma emoção não manifestada. 

Até agora, eu estava banhado em algo que poderia ser entendido como o berço ou a essência do amor, mas estava muito além disso. 

Era uma super dimensão do amor sem escolha, tão claro quanto o cristal. 

Todos os sentimentos humanos primordiais foram arrancados e reabastecidos com absoluta pureza. 

Era pura inteligência, pura consciência.  Era realidade em essência.

Eu sabia tudo, porque eu era tudo. 

Nenhum instrumento de conhecimento era necessário, porque toda a instrumentalidade era minha própria criação. 

Nenhuma criação foi necessária.

"Eu sou o que sou."
"Eu sou."
"Eu sou tudo."

Todos nós podemos fazer essas declarações. 

Nós, como espécie, estamos no coração da criação em essência.

O ser está no coração da realidade em todas as dimensões e está contido em todos os momentos. 

Está aqui em sua essência ser lembrado a qualquer momento, não importa onde estamos, porque é o próprio sangue em nossas veias.

Aqui, despojado de tudo o que me chamava, eu estava no coração da natureza, na sua forma mais poderosa e quintessencial. 

Eu era onisciente, onipresente e infinito. 

No instante em que uma pergunta foi levantada, minha mente universal a respondeu em um nível inédito, guiado por uma sabedoria, propósito e plano universais.

Quando os cientistas finalmente investigarem o último mistério restante do universo, é isso que eles encontrarão e nada se traduzirá em matemática, fórmulas ou conceitos. 

Tudo isso é vaidade.

O que é a vida? 

Uma fina membrana se estendendo sobre um rio de êxtase. Uma vez perfurada, sua vida nunca mais será a mesma.

Eu ousei fazer uma pergunta.

"O que será de mim, ó criador?"

Justo quando pensei que não havia resposta para minha pergunta, ouvi novos sons surgindo da quietude, como flautas abrindo um espaço branco e infinito diante de mim com formas e possibilidades indefinidas. 

Um convite para se manifestar em reinos desconhecidos, com aventuras ainda não realizadas e não contadas.

"Isso é realidade e verdade. A verdadeira evolução do homem começa aqui, com pura clareza, livre de toda ilusão. O caminho futuro do destino do homem começa aqui, agora, a entrar em dimensões ainda incompreensíveis e inacessíveis, porque o homem ainda carrega o fardo de seu animal em evolução, com seus instintos de sobrevivência em um mundo limitado. Alguns avançaram para explorar o caminho, para entender o que está além."

Eu sabia que estava apenas nos limites externos da criação e que as dimensões esperadas estavam muito além do nosso estado humano de evolução.

Não pude viajar mais, porque esse era meu verdadeiro lar. 

Eu estava balançando suavemente de um lado para o outro em uma sinfonia celestial, descansando como um bebê nos braços de sua mãe, em total confiança e rendição, ouvindo as batidas do coração da criação, que rolavam através de mim em ondas de êxtase. 

Senti que não aguentava mais e temia que, se continuasse, entregaria minha própria consciência e me perderia no oceano infinito de pura alegria.

Eu não queria isso. Eu havia trabalhado por muitos anos para alcançar Samadhi e, quando veio, eu estava despreparado. Eu tive que voltar.

Não sei dizer quanto tempo fiquei nesta região. Eu me senti santificado. Tudo ao meu redor era belo. 

Senti-me integrado e a santidade era uma palavra que atingira seu verdadeiro significado para mim no momento.

Quando voltei, estava sentado em um banco em um grande salão, ainda não no meu corpo físico. 

Meu rosto descansou em minhas mãos.  Eu estava em um estado de recuperação, ajuste. Meu corpo convulsionou com os efeitos posteriores dessa experiência. 

Tentei controlá-los e entender como eu mesmo me chamava, uma entidade curiosa jogada junto com moléculas e átomos extraídos da eternidade e infinito, dotada de uma unidade de consciência que poderia se chamar "eu". 

Agora estava vestido de novo com idéias, protegendo-se por qualquer razão da luz da verdade.

Eu sou. 

Mas o que era esse 'eu sou', separado de sua verdadeira realidade. Não passava de um pensamento, um sonho, uma ilusão.

Eu me tornei consciente dos meus arredores e notei um homem sentado em outro banco, não muito longe de mim. Ele parecia vagamente familiar, mas eu não consegui identificá-lo.

"Você já passou por aquela porta?"  ele perguntou, apontando para uma entrada magnífica para outra sala. "Você não poderia", disse ele, respondendo sua própria pergunta. "Estou sentado e esperando aqui há anos e anos. Você não é tão avançado para passar por aquela porta."

Eu não tinha ideia do que ele estava falando, mas imaginei que ele quis dizer a dimensão da qual acabei de voltar, o reino celestial que ele estava esperando para entrar há tanto tempo.

Eu olhei para ele.  Eu não tinha nada para responder - não havia palavras para dizer ou pensar.  Eu ainda vi o que tinha contemplado por trás dos meus olhos e meu coração estava lutando para se ajustar, ainda cambaleando na sequência de tanta felicidade. 

Não havia ninguém para convencer, nem histórias para contar, nem testemunhas para apresentar.  Eu sabia que não fazia sentido falar sobre isso. Senti pena de todos aqueles que tentaram, vítimas de serem mal compreendidos, de seus ouvintes confundindo-os com santos, transformando-os em profetas e homens santos. 

Eu não queria nada disso e não tinha interesse em convencer ninguém.  Aquilo que pulsava em minhas veias pulsava em todo mundo. 

Cada um de nós é, a esse respeito, um santo, santificado;  cada um de nós é abençoado por nossa grande herança. Tomei paz e conforto no fato de ser como todo mundo.

Quando olhei para o homem na minha frente, quis dizer: "Não espere e não tente; você já está lá". Ele olhou para mim. 

Então notei outras pessoas, um grupo se aglomerando ao meu redor, mas não era por causa da minha presença que elas estavam se aglomerando - era um homem ao meu lado, que eu reconheci como mestre e amigo. 

Foi ele quem esteve comigo e me acompanhou até a dimensão da qual eu acabara de voltar. Ele se virou para mim e disse, alegremente: "Está na hora de partir. Diga adeus ao papagaio com a grande chave de ouro".

Comecei a rir, porque percebi que ele estava se referindo ao guardião mitológico de Heaven's Gate, São Pedro da fé cristã. 

Fiquei feliz por ser humano novamente.

(...)

Eu sabia que era hora de voltar ao meu território familiar.  Passei alguns momentos percorrendo os eventos, sabendo que, sem impressioná-los em meu cérebro, tudo o que havia experimentado estaria perdido.

Quando acordei, estava caído na minha cadeira.  Corri mais uma vez pelos eventos, sem mover um músculo.  O interior da minha cabeça parecia um salão iluminado. 

Sentei-me em total paz, revivendo tudo.  Havia uma luz forte bem no topo do meu crânio. 

Eu sorri quando o pensamento de uma lâmpada de desenho animado entrou em minha mente. 'Ver a luz' é uma expressão que todos damos como certa, mas por que não lembramos o que é a luz?  Eu gostei do fato de que o que eu tinha visto era real, não um sonho.

Finalmente, levantei-me da minha cadeira. Passava pouco das oito da manhã.  Julia ainda estava dormindo e parecia muito tranquila. Eu espiei no quarto da minha filha pequena, onde ela estava deitada em sua cama.

Que criação milagrosa, pensei.

Eu fiz chá. Vesti-me. Eu me senti diferente.

Havia uma presença comigo, que eu levara de volta ao meu mundo a partir dessa outra dimensão. Mostrou-me que havia continuidade na vida, que abrange todos os níveis de consciência. 

A presença estava comigo quando eu saí de casa, quando atravessei a rua e caminhei até o campo de críquete nas proximidades. 

Quando reconheci a sua presença com um sorriso, ela sorriu dez vezes para mim.  Senti calor e carinho por isso, e ela respondeu com amor avassalador. 

Eu me senti privilegiado por ter sido escolhido para estar vivo, para continuar a poder viver em um universo de tanto esplendor. 

A presença estava comigo como um companheiro silencioso.  Assistiu todos os meus passos. Andava comigo e em todo lugar que eu olhava e ​​via. Confirmando sua realidade.

Toda árvore ou objeto humilde que olhei me dizia que era verdade. O mundo tinha uma simetria maravilhosa. Os cantos dos pássaros se misturavam harmoniosamente com o barulho de um carro que passava e a leve brisa agitando os galhos das árvores. 

Meus olhos naturalmente escolheram padrões repetidos no curso do meu caminho, remontando-o como um tapete persa. Este é um lugar bonito, pensei, e como seres humanos somos escolhidos para compartilhá-lo com o seu criador.

Infelizmente, nosso cérebro físico é um órgão poderoso, enraizado firmemente em nosso mundo tridimensional. 

Por mais elevadas que sejam as nossas experiências, elas não conseguem se firmar à luz dura da realidade artificial, e logo meu diário foi arquivado em "Experiências Extraordinárias" e deixado lá por vinte e cinco anos. 

Levou todo esse tempo e meditação profunda regular para persuadir essa presença sutil a voltar gradualmente à minha vida como uma realidade silenciosa.

(Jurgen Ziewe)

FONTE: soul-guidance.com

Comentários

Postagens mais visitadas

De tudo e de todas as coisas: O legado de Gurdjieff

Por L.C. Dias "O homem que dorme não pode 'realizar'. Com ele, tudo é feito no sono. Aqui o sono não é entendido no sentido literal do nosso sono orgânico, mas no sentido de existência associativa. Primeiro que tudo, o homem deve estar acordado. Tendo despertado, verá que, sendo como é, não poderá 'realizar'. Terá que morrer voluntariamente. Quando estiver morto, poderá nascer. Todavia, o ser que acabou de nascer precisa crescer e aprender. Quando tiver crescido e aprendido, então 'realizará'." G. I. Gurdjieff George Ivanovich Gurdjieff foi um dos mestres espirituais mais provocadores, paradoxais e enigmáticos do nosso tempo. O seu biógrafo o chamou de "enganador, mentiroso, embusteiro, canalha" - e em seguida passou a descrever a sua "simpatia, compaixão, caridade" e o seu "excentrico código de honra. Ele é especialmente lembrado por transmitir, através dos métodos mais extraordinários e difíceis, os princípios fu

Além da Crença Cristã - Parte II: Jesus gnóstico, o Aeon da salvação

Por L.C. Dias "A cosmovisão gnóstica sempre foi oportuna, pois sempre expressou o ‘conhecimento do coração’ que é a Gnose verdadeira. Para os que anseiam por esse conhecimento, o gnosticismo continua sendo uma tradição viva, e não meramente um movimento histórico."  Stephan A. Hoeller  “Qual é o propósito destas ideias gnósticas para nós, no presente? Respondemos que, como entre os melhores desses gnósticos se encontravam as mentes mais filosóficas e mais bem treinadas do mundo cristão inicial, é válido ouvir o que eles têm a dizer sobre o Cristo."  *** "A ideia do Cristo vivo oferece o incentivo mais poderoso ao esforço vigoroso na vida da cristandade."  *** “Gnosis não é conhecimento sobre alguma coisa, mas comunhão, conhecimento de Deus“. G.R.S. Mead “Jesus disse: 'Eu vos farei conhecer todos os Mistérios da Luz e toda a Gnosis. Não cessai de procurar, nem de dia nem de noite, até que tenhais achado os Mistérios do Reino da Luz'.&q

Política Integral: Em busca de uma política integrada à espiritualidade

Por L.C. Dias "No âmbito do interpessoal, no domínio de como você e eu nos relacionamos como seres sociais, não existem áreas mais importantes do que a espiritualidade e a política."  Ken Wilber   “Os economistas e os revolucionários querem alterar o ambiente sem alterar o indivíduo; mas a simples alteração do ambiente, sem a compreensão de nós mesmos, não tem significação alguma. (…) Para se realizar uma transformação revolucionária na estrutura da sociedade, deve cada indivíduo compreender-se a si mesmo como um “processo total”, e não como uma entidade separada, isolada."  Jiddu Krishnamurti  “Não há mudança possível sem passar pelo autoconhecimento individual. Séculos e séculos de mudanças sociais e políticas falharam porque negligenciaram a mudança das pessoas. Só podemos curar o tecido através das células, as pessoas”.  Claudio Naranjo   "Hoje em dia somos tão interdependentes, estamos interconectados tão estreitamente, que sem um senti

O despertar de uma nova consciência: A urgência da transformação

Por Eckhart Tolle “O próximo passo na evolução humana não é inevitável, mas, pela primeira vez na história do planeta, pode ser uma escolha consciente. Quem está fazendo essa escolha? Você está. E quem é você? A consciência que se tornou consciente de si mesma.”  ***  “O que está surgindo agora não é um sistema inédito de crenças, não é uma religião diferente, não é uma ideologia espiritual nem uma mitologia. Estamos chegando ao fim não só das mitologias como também das ideologias e dos sistemas de crenças. A mudança é mais profunda do que o conteúdo da nossa mente e do que nossos pensamentos. Na verdade, na essência da nova consciência está a transcendência do pensamento, a recém-descoberta capacidade de nos elevarmos ao pensamento, de compreendermos uma dimensão dentro de nós que é infinitamente mais vasta do que ele.“  ***  “Reconheça o ego pelo que ele é: um distúrbio coletivo, a insanidade da mente humana. Quando o identificamos pelo que ele é, deixamos de interpr

Além da crença em ETs: A heresia ufológica de Jacques Vallée

Por L.C. Dias “Dentro do diabólico jogo de marionetes que move o proscênio da história, se oculta a mesma mão que move o bispo com sua mitra, o papa com sua cruz, o gendarme com seu bastão. Devemos encarar e questionar o manipulador de marionetes. Ele pode ser o mesmo ser que faz voar os OVNIs.” “Quando eu me aproximei da Ufologia, nos anos 60, pensei que a hipótese extraterrestre era a melhor de todas as que havia para explicar o fenômeno. Mas fui forçado a mudar de opinião porque os dados que coletei contradizem essa hipótese.” “Teoricamente, é possível que a forma de consciência envolvida — seja ela extraterrestre ou não — é tão avançada ou estranha a nós que a questão de interação com ela seja realmente insolúvel.” “O fenômeno OVNI realmente existe. Nesta base, só nos resta renegociar o que entendemos por realidade.” Jacques Vallée O astrofísico e cientista da computação Jacques Vallée é uma voz dissonante no campo das ideias ufológicas nos últimos 50 anos. Cons

Além da Crença - Apresentação

Por L.C. Dias "Não se satisfaçam com ouvir dizer, ou com a tradição, ou com o conhecimento das lendas, ou com o que nos dizem as escrituras, conjeturas ou inferências lógicas, ou em pesar as evidências, ou com a predileção por um ponto de vista depois de ter ponderado sobre ele, ou com a habilidade de alguma outra pessoa, ou em pensar 'O monge é nosso mestre'. Quando souberem por si próprios: 'Tais coisas são sadias, irrepreensíveis, recomendadas pelos sábios, e adotá-las e colocá-las em prática conduzem ao bem-estar e a felicidade', então vocês deveriam praticá-las e nelas repousar."  O Buda - Kalama Sutta Todos temos crenças, mesmo quando estamos certos que não as temos. Até os descrentes creem que em nada creem. Quando não as possuímos é porque elas nos possuem. Sejam conscientes ou inconscientes, as crenças moldam a nossa visão de mundo, determinam como nos apresentamos, nossa identidade, como também, a forma como interagimos com a vida no

Além da Crença Cristã - Introdução

Por L.C. Dias "Se o Cristo voltasse ao mundo em nossos dias, a primeira declaração que faria aos cristãos seria esta: Povos cristãos, sabei que eu não sou cristão."  Nietzsche "A única chance de cristificar a humanidade é voltarmos à cristicidade da mensagem real do Cristo, que não está condicionada a tempo e espaço, mas é uma mensagem tipicamente extra-temporal e extra-espacial, porque, como dizia Tertuliano, toda a alma humana é crística por sua própria natureza.“ Huberto Rohden Introdução No atual contexto planetário,  caso se pretenda obter uma compreensão mais ampla e fidedigna das causas mais profundas que subjazem à atual crise,  não devemos subestimar o poder ainda latente das distorcidas crenças cristãs  que continuam enraizadas nas profundezas da psique coletiva ocidental.  Essas crenças foram forjadas, maculando os ensinamentos crísticos originais, desde os primórdios da cristandade, pelo conluio eclesiástico com os poderes de "César&q

Além da Crença Cristã - Parte V: Revelações crísticas, o alvorecer de uma consciência planetária

Por L.C. Dias “Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia.”  Marcos 4:22   "A sintonia com a Consciência Divina e o total domínio de si deve ser a sua razão de viver e única meta."  Cartas de Cristo   “Mas aqui nesta dimensão, você se lembra qual é a verdadeira vontade de Deus: incorporar-se em você, inspirá-lo, experienciar a criação através de você e finalmente reconhecer-Se na sua face. Deus queria tornar-se humano através de você. O objetivo da evolução do universo é VOCÊ: Deus feito homem!”  Jeshua  "Os textos sagrados têm sua história. Os médiuns, os profetas também têm sua história, que vai influenciar para melhor ou para pior a qualidade de sua mensagem. Quando alguém se apresenta como o canal de uma palavra ou de uma revelação que vai além dele, não seria errado nos interrogarmos sobre o local, a profundidade de onde lhe vem sua inspiração."  *** "Sobre que vers

Um outro mundo é possível: Metanoia pessoal e coletiva como solução para a crise espiritual planetária

Por L.C. Dias “Se você assume que não existe esperança, então você garante que não haverá esperança. Se você assume que existe um instinto em direção à liberdade, então existem oportunidades de mudar as coisas.” Noam Chomsky "No âmbito do interpessoal, no domínio de como você e eu nos relacionamos como seres sociais, não existem áreas mais importantes do que a espiritualidade e a política." Ken Wilber "A política é o único poder disponível para aqueles que não têm poder." Daniel Innerarity "Sejas tu a transformação que queres ver no mundo." Mahatma Gandhi Metanoia é um termo transliterado do grego antigo que no contexto do cristianismo primitivo significava mudança da mente ou transformação interior, ou seja, um processo de mudança na maneira de pensar e dos estados mentais inábeis, visando atingir um novo nível de consciência e, consequentemente, uma nova forma de viver no mundo. Portanto, metanoia é um movimento pessoa

Os cegos, o elefante e a visão integral de Ken Wilber

Por L.C. Dias "Eu sigo uma grande regra: todo mundo está certo. Mais especificamente, todo mundo – inclusive eu – possui alguns importantes pedaços da verdade, e todos precisam ser honrados, valorizados e incluídos em um abraço gracioso, espaçoso e compassivo." Ken Wilber   Quando me deparo com as acaloradas disputas ideológicas - sejam políticas ou religiosas - sempre recordo da famosa parábola hindu dos cegos e do elefante que retrata tão bem a ilusão daqueles que reivindicam a exclusividade da sua verdade. Das várias versões existentes da parábola - tanto antigas quanto modernas - gosto desta versão resumida: "Sete sábios discutiam qual deles conhecia, realmente, a verdade. O rei, igualmente sábio, aproximou-se e indagou o motivo da discussão:  – Estamos tentando descobrir qual de nós é dono da verdade. Ao escutar isso, o rei pediu a um de seus servos que levasse sete cegos e um elefante até o seu palácio. Quando chegaram o rei mandou chamar o